Implantou o Home Office na sua empresa com VPN?

O Home Office é um conceito que veio para ficar. Primeiro pela necessidade frente a pandemia do coronavirus, depois pela própria experiencia das equipes que estão criando um processo cultural que deverá perpetuar seja pela praticidade, pelos processos de trabalho que foram revistos ou pela redução de custos gerada nas novas formas de operação.

Em contrapartida, as demandas de expansão das redes corporativas por conta do Home Office explodiram. Surgiram muitos “heróis” que conseguiram esta transformação em apenas alguns dias e em muitos casos, o resultado foi sofrível. Redes instáveis, calls centers sobrecarregados, falhas de segurança, usuários insatisfeitos.

Para atender a estas novas demandas, os gestores de TI se viram obrigados a orientar as suas equipes a implementar uma colcha de retalhos baseada em soluções conhecidas, como a Virtual Private Network (VPN). Apesar de eficiente, a tecnologia de VPN precisa de um projeto elaborado para ser utilizada em larga escala. O seu próprio conceito é a expansão de uma rede interna para a externa e leva consigo toda a estrutura necessária para garantir segurança, autenticação e suporte as aplicações.

O problema neste conceito é o peso e o suporte necessário (não vou entrar em questões de segurança). A empresa precisa aumentar de forma exponencial a sua infraestrutura, inclui-se nesta conta o suporte ao usuário e a banda de internet. Na ponta, os usuários precisam instalar uma série de pacotes de softwares em seus equipamentos, além é claro de um apoio técnico. 

Aos que possuem plano de Internet de baixa velocidade tendem a sentir o impacto de forma muito mais pronunciada, sobretudo nas velocidades de upload da rede. Muitos sistemas podem operar de forma instável, pois inclui-se uma nova camada a estrutura já existente, além de outras questões como as políticas de segurança que precisam passar por uma intensa revisão.

Posto estas questões, como é possível viabilizar o Home Office e ainda melhorar a produtividade, aumentar a segurança e prover redução de custos?

-Implementando uma plataforma profissional pensada e desenvolvida para este fim.

A solução Enterprise Open Workspace (EO.Workspace) é baseada no conceito de Infraestrutura de Desktop Virtual (VDI), projetada para o acesso externo em larga escala, com o uso racional da infraestrutura. Os custos de operação chegam a reduzir em até 70% baseado nas soluções existentes.

Os aplicativos rodam diretamente no ambiente do EO.workspace que podem ser configurados em estrutura própria, hibrida ou diretamente em clouds privadas. Os usuários podem utilizar computadores antigos, tablets, smartphones, Chromebook ou mesmo Raspberry Pi para acessar os aplicativos e desktops, sem impacto na UX. 

Ainda, é possível em um mesmo Desktop Virtual rodar aplicativos de diversos sistemas operacionais, sem que o usuário precise se adaptar, sem traumas.

Isto leva-nos a considerar três pontos importantes:

Primeiro: por conta de sua tecnologia de virtualização embutida, os usuários podem acessar os aplicativos sem nenhum impacto na performance ou na produtividade. Na verdade, em muitos casos é possível, inclusive, aumentar a produtividade.

Segundo: aquele CRM ou sistema que só roda internamente e não tem versão WEB, é possível transporta-lo para a plataforma, rodando em diversos dispositivos. Ainda, por “default” será incluso uma forte camada de controle e segurança sobre a aplicação.

Terceiro: o Custo Total de Propriedade (TCO) de um computador tradicional e seu desktop (incluindo licenciamento, manutenção, suporte, etc.) é consideravelmente maior que o TCO de uma solução de virtualização de aplicativos e desktops como o EO.workspace.  A plataforma permite definir as estratégias de redução de custos sem afetar negativamente a experiência do usuário.

É possível agendar uma demonstração da solução sem compromissos. Contate-nos e veja como é fácil implantar uma rede profissional para a sua estrutura de Home Office.

Para maiores informações acesse: http://br.enterpriseopen.com/workspace/

Fonte: http://www.linkedin.com/pulse/implantou-o-home-office-na-sua-empresa-com-vpn-elmer-oliveira/

Elmer OliveiraCEO – O&G Brasil | Co-Creating solutions for a better World


COOPERX Brasil

RPA – Robotic Process Automation, Outsourcing, Desenvovimento de Sistemas Web e Mobile

Soluções: Uipath, IBM RPA, LECOM, DataShield dentre outras.

Endereço: Setor Comercial Sul 502 Bloco C, S/N, Sala 37 – Asa Sul – Brasilia, Distrito Federal

CEP 70330-530 – E-mail comercial@cooperx.com.br